LUANDA [ ABN NEWS ] — O banco britânico Standard Chartered já obteve a licença bancária para operar em Angola indo a instituição local designar-se Standard Chartered Bank Angola, de acordo com o jornal angolano O País.

O jornal adiantou que o primeiro balcão do Standard Chartered Bank Angola deverá entrar em funcionamento em Luanda ainda este ano.

O novo banco, o 23º a figurar na lista das instituições já autorizadas pelo Banco Nacional de Angola a exercerem comércio bancário em Angola, resulta de uma parceria entre o Standard Chartered e a mais antiga seguradora de Angola pós-independência, a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), na sequência de negociações concluídas em Fevereiro passado.

O capital social do Standard Chartered Bank Angola é maioritariamente detido (60%) pelo grupo Standard Chartered PLC, representado, nomeadamente, pela Standard Chartered Holding Africa mais o Standard Overseas Holding Limited e a SCMB Overseas Limited.

O restante capital, 40%, está repartido entre a ENSA e o grupo ENSA, que é a estrutura empresarial que coordena todas as subsidiárias e as participações da seguradora noutras actividades (Macauhub).

L