Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

ISTAMBUL [ ABN ] A Turkish Airlines lançou uma ampla iniciativa de investimentos que irá fortalecer a infraestrutura da aviação da Turquia e ampliar ainda mais sua competitividade. Como parte desse movimento estratégico, alinhado à visão 2033 da companhia aérea de bandeira nacional, foram realizadas cerimônias que marcaram o início de oito novas instalações, com um valor total de investimento superior a TRY 100 bilhões, em diferentes locais, principalmente no Aeroporto de Istambul, base operacional da companhia.

A cerimônia realizada no Aeroporto de Istambul contou com a presença do Ministro dos Transportes e Infraestrutura da República da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, do Presidente do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat, além de executivos seniores da Turkish Airlines e de suas subsidiárias, e de importantes representantes da aviação turca.

 

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

Ao afirmar que a Turquia ultrapassará um novo patamar na aviação com esses investimentos, o Ministro dos Transportes e Infraestrutura da República da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, declarou: “Com um avanço que deixará sua marca nos céus, abrindo uma nova página no topo da aviação e fortalecendo, ainda mais, a companhia aérea de bandeira nacional, daremos um início determinante e ambicioso a 2026. Esses oito projetos, aos quais damos início, representam passos sólidos rumo ao crescimento da Turkish Airlines e ao seu objetivo de se tornar a companhia aérea número um do mundo. Com a segunda fase do terminal de cargas aéreas SmartIST em andamento, a área da instalação será ampliada. A capacidade de movimentação de cargas, atualmente em 2,2 milhões de toneladas, aumentará para 4,5 milhões de toneladas, impulsionando a Turkish Cargo à liderança global. Esses projetos fortalecerão não apenas a Turkish Airlines, ms, também, a economia da Turquia. No âmbito desses investimentos, que totalizam TRY 100 bilhões, serão criadas 26 mil novas oportunidades de emprego em 2026, e o ecossistema de aviação do país continuará a crescer.”

Comentando os novos investimentos, o Presidente do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat, afirmou:

“Em linha com nossos objetivos para 2033, estamos desenvolvendo não apenas nossa frota mas, também, a infraestrutura necessária para utilizá-la plenamente. Esta iniciativa de investimentos, que ultrapassa TRY 100 bilhões e abrange desde nossas operações de carga até nossa capacidade de manutenção técnica, além de centros de catering e soluções operacionais integradas, fortalece nossa competitividade global e é uma evidência concreta de nossa visão de transformar a Turquia em um dos principais hubs de aviação do mundo. Esses investimentos, que gerarão 26 mil novos empregos em 2026, aumentarão para 36 mil quando todas as fases forem concluídas. Com esses passos, estamos construindo não apenas instalações, mas um ecossistema para o futuro da economia do país e do setor de aviação. Atualmente, a contribuição da nossa companhia para a economia nacional é de US$ 65 bilhões, e quando alcançarmos nossas metas para 2033, esse valor chegará a US$ 144 bilhões.”

Como parte da nova iniciativa de investimentos, a Turkish Airlines está implementando os seguintes projetos para manter a liderança global em Carga, Manutenção Técnica e Catering:

Projeto Turkish Cargo SmartIST – Fase 2, que será um dos maiores centros de carga aérea do mundo, com capacidade anual de 4,5 milhões de toneladas, com conclusão prevista de forma gradual entre 2027 e 2028.

Instalação principal de catering da Turkish Airlines, posicionada como um dos maiores centros de catering a bordo do mundo, com capacidade para atender mais de 500 mil passageiros por dia, tem início das operações previsto entre 2027 e 2028.

Centro de Manutenção de Motores da Turkish Technic, com conclusão prevista para 2027, que será um dos maiores centros europeus de manutenção de motores de aeronaves de nova geração, com capacidade para atender motores Rolls-Royce Trent XWB-84, Trent XWB-97 e Trent 7000.

Hangares adicionais de manutenção de aeronaves, a serem construídos sob a Turkish Technic e com conclusão prevista para 2026, que permitirão a manutenção simultânea de 12 aeronaves, aumentando a capacidade atual da empresa em cerca de 20%.

Complexo de E-commerce, elemento-chave da visão de logística e transformação digital, com entrada em operação prevista para 2026, que fortalece o papel da Turkish Airlines no comércio global por meio do Widect, seu modelo operacional de nova geração que oferece soluções integradas de carga porta a porta.

Data Center de Istambul, que formará a base digital da continuidade operacional e tem início de operação previsto para 2027–2028, elevando a capacidade tecnológica da companhia com infraestrutura de alta segurança e avançadas capacidades de gestão de dados, além do Centro de Treinamento de Voo (Fase 1), programado para 2026–2027, posicionado no centro dos investimentos em recursos humanos e alinhado à estratégia de crescimento de longo prazo da companhia.

Edifício adicional do Terminal de Tripulação da Turkish Airlines, planejado de acordo com a expansão do volume operacional e com conclusão prevista para 2026, incluído como um elemento complementar de infraestrutura que garante integração logística entre serviços de solo, manutenção e operações de voo.

Esses investimentos formam a base de um modelo de crescimento integrado que amplia a capacidade operacional, a infraestrutura técnica e as capacidades digitais, em linha com os objetivos da Turkish Airlines para 2033 de se tornar uma das cinco maiores frotas do mundo, ao mesmo tempo em que a companhia celebra seu centenário. Eles também sustentam um ecossistema estratégico de aviação voltado às operações globais.

 

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

Turkish Airlines lança bases para nova iniciativa de investimentos

 

Sobre a Turkish Airlines:

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, a Turkish Airlines, membro da Star Alliance, tem uma frota de 514 aeronaves (de passageiros e carga) que voam para 356 destinos em todo o mundo, sendo 303 internacionais e 53 domésticos em 132 países.

Serviço:

Informações sobre a Turkish Airlines podem ser encontradas em seu site oficial www.turkishairlines.com ou em suas contas de mídia social no Facebook, X, YouTube, LinkedIn e Instagram.