MAPUTO, MOÇAMBIQUE [ ABN NEWS/MACAUHUB ] — A empresa mineira Vale Moçambique prevê extrair em Moatize, Moçambique, e exportar cerca de 4,5 milhões de toneladas de carvão em 2013, disse a assessora de imprensa Esperança Macovela.

Citada pelo matutino Notícias, de Maputo, a assessora adiantou que em 2012 a empresa extraiu e comercializou nos diversos mercados cerca de 2 milhões de toneladas de carvão que foi transportado em 1000 comboios até ao porto da Beira via linha de caminho-de-ferro do Sena.

Actualmente, a Vale efectua seis comboios diários com 42 vagões cada transportando uma média de 15 876 toneladas de carvão mineral de Moatize, em Tete, até o porto da Beira, em Sofala.

Esperança Macovela salientou que a partir de finais de 2014 o carvão extraído pela Vale Moçambique em Moatize será exportado através do porto de Nacala por uma linha de caminho-de-ferro a ser construída.

Por seu turno, Vanderlei Marques, director de Operações Logísticas da Vale, referiu que a chegada do milésimo comboio ao porto da Beira representou um marco histórico para o negócio do grupo Vale em Moçambique e superou largamente os valores alcançados em 2011, que foi de 120 comboios carregados de carvão.

Leia Mais Vale Moçambique prevê extrair e exportar este ano 4 5 milhões de toneladas de carvão